Sintomas de stress e ansiedade?


Muitas vezes estamos sobre condições de stress e ansiedade e não nos apercebemos ou não damos a verdadeira importância aos sinais de alerta dados pelo nosso corpo.

Sugiro que esteja atento!

Para que faça um trabalho de autoconsciencialização mais rigoroso apresento uma lista das reações mais frequentes que poderão acontecer quando se está sob a reação de stress e ansiedade.

Sintomas psicossomáticos

Cansaço crónico, dores de cabeça frequentes, dificuldade em dormir, úlceras, problemas de estâmago e outras desordens gastro-intestinais, perda de peso, dores musculares, tensão muscular, palpitações, secura na boca, etc.

Sintomas comportamentais

Abuso de substâncias (café, tabaco, álcool, fármacos,…), evitar situações que provocam medo, intranquilidade motora (movimentos repetitivos, ir de um lado para o outro sem finalidade concreta), chorar, faltar ao trabalho, isolamento, incapacidade para viver de forma relaxada, ser supérfluo na relação com os outros, aumento de comportamentos violentos, expressões de hostilidade ou irritabilidade, incapacidade de se conseguir concentrar no trabalho, aumento das relações conflituosas com familiares, amigos/colegas, etc.

Sintomas emocionais 

Distanciamento afetivo, cansaço, revolta, irritabilidade, tristeza, aborrecimento e atitude cínica, impaciência e irritabilidade, sentimento de omnipotência, desorientação, sentimentos depressivos, frustração, respostas muito rígidas e pouco reflexíveis, desorganização, ansiedade, agressividade, apatia, sentimentos de culpa, vergonha, mau humor, baixa autoestima, tensão, nervosismo, medo, etc.

Sintomas cognitivos

Ter pensamentos negativos sobre a forma como agimos com os outros, ter dificuldade em tomar decisões, ter medo quando nos apercebemos das próprias limitações ou dificuldades, ter medo de perder o controlo, ter pensamentos constantes de preocupação, ter dificuldade em se concentrar, estudar e pensar, ter perceção e interpretação negativa das situações de conflito, ter crenças irracionais (ex: “Tenho de ter tudo sob controlo.”), ter hipersensibilidade à crítica, etc.

Verifique se tem poucos ou muitos sintomas e esteja atento à frequência e intensidade em que ocorrem, porque se o stress e ansiedade são intensos e se prolongam no tempo a conjugação de todos os sintomas pode levar a doenças e desordens mentais.

A prevenção é o melhor remédio!

CONTACTE-ME

Caso pretenda algum esclarecimento adicional, por favor preencha o formulário ou envie email para geral@anaisabelcorreia.pt

Siga-me nas redes sociais